Um breve resumo sobre o SXSW 2021
O tão esperado relatório anual de Tendências Tecnológicas Emergentes do Future Today Institute foi lançado pela futurista Amy Webb, como manda a tradição do South by Southwest, maior festival de inovação do mundo, mais conhecido como SXSW.
SXSW Online XR: tendências tecnológicas para 2021
Todos os anos, pessoas em busca de conhecimento sobre as mais diversas áreas que estão em constante evolução e são parte da tecnologia, se deslocam para o maior movimento de inovação em Austin, Texas.
O evento conta com a participação de grandes nomes, como Indra Nooyi, diretora executiva da PepsiCo, e outras grandes referências no meio corporativo, como líderes de empresas como TikTok, Google, Microsoft, Starbucks, BMW.
Em 2020 o festival que iria acontecer em março foi cancelado antes mesmo da Organização Mundial da Saúde declarar oficialmente que o mundo estava lidando com uma pandemia. Um marco histórico, mesmo sem evento.
Um ano depois, ainda com a pandemia e o triplo de impactos que ela causou, a solução foi seguir a tendência de trabalho, entretenimento e vida online. O festival teve início no dia 16/03 até o dia 20/03 em uma edição completamente virtual.
Como esperado, o formato não impactou na qualidade e variedade dos conteúdos apresentados, principalmente no que tange aos últimos acontecimentos e experiências vividas por todos nós desde o início da pandemia.
Além disso, assuntos como o futuro das redes sociais, regulamentação de dados, política, fake news, deepfake e empreendedorismo foram discutidos partindo de um mesmo ponto: experiência do público para o futuro.
E por falar em experiência do público, o SXSW 2021 preparou uma edição em realidade virtual para os participantes, nomeando o evento então como SXSW Online XR.
Espaços tradicionais do festival em Austin, foram reproduzidos em exibições VR como o museu Contemporary Austin Jones Center. Além disso, sessões de cinema virtual, festivais de música e outras grandes ações dentro do festival marcaram a edição online.
Bom, é hora de irmos ao que interessa! Afinal, o que foi citado como tendências para os próximos anos e como será a atuação da tecnologia nas nossas percepções e comportamentos?
Resumimos aspectos definidos como tendência para os próximos anos, que você confere agora:
Realidade Assistida e Realidade Diminuída
Essa tendência geral denominada Realidade Assistida ressignifica a forma com que nos conectamos e transitamos pelo mundo físico. Alguns aparelhos já são capazes de emitir frequências que podem influenciar, ganhar atenção ou estimular comportamentos das pessoas independente da idade.
Já a Realidade Diminuída também por meio de estímulos, pode reduzir ruídos internos e externos. É possível imaginar janelas que diminuem barulhos externos e/ou internos, e até mesmo um dispositivo que repele moscas e mosquitos em parques públicos, como é o caso da Filadélfia.
Nosso corpo é uma rede
Além de híbridos, como já falamos por aqui, e cada vez mais imersos na era digital, que por sua vez é crescente e presente nas nossas vidas.
À medida que vamos nos conectando com nós mesmos e com outras pessoas por meio do digital, fica fácil identificar a ampliação desses artefatos e dispositivos digitais.
Estamos falando de óculos digitais, chips de monitoramento de saúde e muito mais. Ou seja, uma versão maior e melhor do que já temos com smart watches em outros dispositivos únicos. VEM AÍ!
O cenário precisa ser transformador
Qual é o tipo de experiência humana que queremos deixar para os nossos filhos e netos?
Como já falamos aqui, o phygital tem ganhado cada vez mais espaço e essa realidade precisa de um olhar visionário, em como seremos agentes capazes de criar um futuro melhor nos relacionando de forma livre e com livre-arbítrio diante das tecnologias que nos cercam. Pense nisso!
Estamos em obras
Dentre tantas outras tendências consideradas no relatório anual, durante todo o evento os principais pontos discutidos falam sobre reformas, na maneira pela qual transacionamos, nos relacionamos e vivemos.
Uma nova urgência surgiu e isso determina como as empresas, ONGs, governos, a ciência e a tecnologia irão enfrentar crises sociais, econômicas, políticas e ambientais juntas!
A partir dessa percepção os desafios da tecnologia em avançar na indústria e aumentar os impactos positivos na sociedade, e consequentemente o renascimento dos negócios, e a forma com que o capitalismo irá obter sistemas mais justos para as pessoas.
Existem centenas de tendências abordadas no relatório e a ordem de importância depende de você, e em qual cenário você se encontra, desde o país em que mora até as práticas do dia a dia.
Múltiplas narrativas
Demorou mas está acontecendo, a história está sendo contada por vozes que antes eram silenciadas e diminuídas. Estamos cada vez mais próximos de reconhecer de uma vez por todas, a pluralidade da sociedade e das múltiplas narrativas.
O momento é de amplificação dessas narrativas, assim como o alcance que essas vozes precisam atingir, e é claro que isso tudo tem a ver com algoritmos.
Por muitas vezes, são eles que perpetuam o ódio que incentiva a divisão das comunidades e centralizam uma única narrativa que excluí camadas diversas atrasando todo esse processo.
Essa é a mais uma reforma na maneira com que lidamos com o fato de ter que conviver com diferentes verdades simultaneamente.
Conclusão
Futuro e tecnologia não são pra você? Saiba que já estamos nele!
A popularização do termo metaverso revela essa realidade. Imagine um lugar onde a realidade virtual e aumentada formam um encontro criando outra dimensão, essa é a principal definição do termo.
Não muito diferente da realidade escancarada em que permanecemos conectados em redes sociais e como nos comportamos diante de tantas opções imersivas e conexões com outras pessoas que só acontecem por lá.
Não é difícil identificar que já nos relacionamos com o futuro de uma forma muito mais íntima desde o começo da pandemia, ou seja, o futuro foi bruscamente acelerado. E que continuemos a nos adaptar.
E aí, esse conteúdo foi relevante para você? Deixe a sua percepção sobre o assunto nos comentários! :)