Um breve resumo sobre o SXSW 2021

O tão esperado relatório anual de Tendências Tecnológicas Emergentes do Future Today Institute foi lançado pela futurista Amy Webb, como manda a tradição do South by Southwest, maior festival de inovação do mundo, mais conhecido como SXSW.

SXSW Online XR: tendências tecnológicas para 2021

Todos os anos, pessoas em busca de conhecimento sobre as mais diversas áreas que estão em constante evolução e são parte da tecnologia, se deslocam para o maior movimento de inovação em Austin, Texas.

O evento conta com a participação de grandes nomes, como Indra Nooyi, diretora executiva da PepsiCo, e outras grandes referências no meio corporativo, como líderes de empresas como TikTok, Google, Microsoft, Starbucks, BMW.

Em 2020 o festival que iria acontecer em março foi cancelado antes mesmo da Organização Mundial da Saúde declarar oficialmente que o mundo estava lidando com uma pandemia. Um marco histórico, mesmo sem evento.

Um ano depois, ainda com a pandemia e o triplo de impactos que ela causou, a solução foi seguir a tendência de trabalho, entretenimento e vida online. O festival teve início no dia 16/03 até o dia 20/03 em uma edição completamente virtual.

Como esperado, o formato não impactou na qualidade e variedade dos conteúdos apresentados, principalmente no que tange aos últimos acontecimentos e experiências vividas por todos nós desde o início da pandemia.

Além disso, assuntos como o futuro das redes sociais, regulamentação de dados, política, fake news, deepfake e empreendedorismo foram discutidos partindo de um mesmo ponto: experiência do público para o futuro.

E por falar em experiência do público, o SXSW 2021 preparou uma edição em realidade virtual para os participantes, nomeando o evento então como SXSW Online XR.

Espaços tradicionais do festival em Austin, foram reproduzidos em exibições VR como o museu Contemporary Austin Jones Center. Além disso, sessões de cinema virtual, festivais de música e outras grandes ações dentro do festival marcaram a edição online.

Bom, é hora de irmos ao que interessa! Afinal, o que foi citado como tendências para os próximos anos e como será a atuação da tecnologia nas nossas percepções e comportamentos?

Resumimos aspectos definidos como tendência para os próximos anos, que você confere agora:

Realidade Assistida e Realidade Diminuída

Essa tendência geral denominada Realidade Assistida ressignifica a forma com que nos conectamos e transitamos pelo mundo físico. Alguns aparelhos já são capazes de emitir frequências que podem influenciar, ganhar atenção ou estimular comportamentos das pessoas independente da idade.

Já a Realidade Diminuída também por meio de estímulos, pode reduzir ruídos internos e externos. É possível imaginar janelas que diminuem barulhos externos e/ou internos, e até mesmo um dispositivo que repele moscas e mosquitos em parques públicos, como é o caso da Filadélfia.

Nosso corpo é uma rede

Além de híbridos, como já falamos por aqui, e cada vez mais imersos na era digital, que por sua vez é crescente e presente nas nossas vidas.

À medida que vamos nos conectando com nós mesmos e com outras pessoas por meio do digital, fica fácil identificar a ampliação desses artefatos e dispositivos digitais.

Estamos falando de óculos digitais, chips de monitoramento de saúde e muito mais. Ou seja, uma versão maior e melhor do que já temos com smart watches em outros dispositivos únicos. VEM AÍ!

O cenário precisa ser transformador

Qual é o tipo de experiência humana que queremos deixar para os nossos filhos e netos?

Como já falamos aqui, o phygital tem ganhado cada vez mais espaço e essa realidade precisa de um olhar visionário, em como seremos agentes capazes de criar um futuro melhor nos relacionando de forma livre e com livre-arbítrio diante das tecnologias que nos cercam. Pense nisso!

Estamos em obras

Dentre tantas outras tendências consideradas no relatório anual, durante todo o evento os principais pontos discutidos falam sobre reformas, na maneira pela qual transacionamos, nos relacionamos e vivemos.

Uma nova urgência surgiu e isso determina como as empresas, ONGs, governos, a ciência e a tecnologia irão enfrentar crises sociais, econômicas, políticas e ambientais juntas!

A partir dessa percepção os desafios da tecnologia em avançar na indústria e aumentar os impactos positivos na sociedade, e consequentemente o renascimento dos negócios, e a forma com que o capitalismo irá obter sistemas mais justos para as pessoas.

Existem centenas de tendências abordadas no relatório e a ordem de importância depende de você, e em qual cenário você se encontra, desde o país em que mora até as práticas do dia a dia.

Múltiplas narrativas

Demorou mas está acontecendo, a história está sendo contada por vozes que antes eram silenciadas e diminuídas. Estamos cada vez mais próximos de reconhecer de uma vez por todas, a pluralidade da sociedade e das múltiplas narrativas.

O momento é de amplificação dessas narrativas, assim como o alcance que essas vozes precisam atingir, e é claro que isso tudo tem a ver com algoritmos.
Por muitas vezes, são eles que perpetuam o ódio que incentiva a divisão das comunidades e centralizam uma única narrativa que excluí camadas diversas atrasando todo esse processo.

Essa é a mais uma reforma na maneira com que lidamos com o fato de ter que conviver com diferentes verdades simultaneamente.

Conclusão

Futuro e tecnologia não são pra você? Saiba que já estamos nele!

A popularização do termo metaverso revela essa realidade. Imagine um lugar onde a realidade virtual e aumentada formam um encontro criando outra dimensão, essa é a principal definição do termo.

Não muito diferente da realidade escancarada em que permanecemos conectados em redes sociais e como nos comportamos diante de tantas opções imersivas e conexões com outras pessoas que só acontecem por lá.

Não é difícil identificar que já nos relacionamos com o futuro de uma forma muito mais íntima desde o começo da pandemia, ou seja, o futuro foi bruscamente acelerado. E que continuemos a nos adaptar.

E aí, esse conteúdo foi relevante para você? Deixe a sua percepção sobre o assunto nos comentários! :)

--

--

--

10 ANOS produzindo eventos de alto nível e experiências únicas em BH. Se sua noite foi inesquecível, foi a gente que fez.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Box Bold Xperiences

Box Bold Xperiences

10 ANOS produzindo eventos de alto nível e experiências únicas em BH. Se sua noite foi inesquecível, foi a gente que fez.

More from Medium

How Does Ultra-Wideband Work? Learn from Qorvo Experts

Spring is the Best Time for a Fresh Start

Transparency in Social Media Journalism

15. Newser: Machines Are Leaning to Reason Like Humans