Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Você entende a diferença entre Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)? Sabe como essas duas tecnologias tem sido utilizadas na indústria do entretenimento para criar experiências cada vez mais imersivas?
Nesse artigo vamos te contar um pouco sobre essas duas tecnologias exemplificando com alguns cases de como elas tem sido utilizadas, principalmente, no setor de entretenimento!
Tecnologias imersivas como Realidade Virtual e Realidade Aumentada tem sido cada vez mais utilizadas para a criação de eventos e experiências marcantes.
Você conhece essas tecnologias? Antes de exemplificar, vamos te explicar esses dois conceitos:
A Realidade Virtual é uma experiência imersiva, que busca criar e inserir o usuário em um novo ambiente completamente novo.
Já a Realidade Aumentada utiliza um ambiente que já existe e interage com ele, elevando aquela realidade a um outro nível.
O que essas duas realidades realmente fazem é ampliar experiências, desde o processo de aprendizagem nas escolas até a inovação dos gamers.
Para nós usuários finais, essas duas realidades são apresentadas principalmente nos games e redes sociais. Porém, outros setores também podem se beneficiar dessas tecnologias imersivas como manufatura, varejo e hotelaria.
Em 2020, os impactos causados pela pandemia e como consequência o distanciamento social, foi fator determinante para que as tecnologias adiantassem ainda mais essas experiências no entretenimento.
Afinal, com tantas pessoas em casa o entretenimento virtual passou a ser a solução ideal para saciar a vontade de estar presente em outros ambientes e compartilhando essas mesmas experiências com o outro.
Ou seja, a tendência foi não querermos mais consumir conteúdos sozinhos para compartilhar conteúdo e principalmente experiência com o outro, mesmo que separados.
A onda das lives foi um sucesso mas durou pouco tempo, afinal as pessoas viviam a experiência separadas e sozinhas, foi preciso fazer mais nesse sentido. Um exemplo desse cenário é um dos maiores festivais do mundo: Tomorrowland.
O que eles criaram para esse ano, foi uma edição completamente virtual em 3D, em que o usuário poderia imergir na experiência do festival de forma completamente digital.
É a fusão do uso desenvolvido de tecnologias imersivas, em um momento onde as pessoas se viram obrigadas a imergir dentro de si mesmas. Para exemplificar ainda mais, selecionamos mais 3 cases de realidade virtual e aumentada aplicadas no entretenimento. Confira:
1. GupTun
GopTun é uma festa paulista de música eletrônica reproduziu em 3D a Fabriketa, cenário frequente de suas festas, para uma festa online completamente digital e interativa e com instalações de realidade aumentada da artista Igi Ayedun.
2. Aespa
O grupo de Kpop Aespa conta com 4 integrantes e cada uma tem seu próprio avatar digital. Nas apresentações do grupo, elas usam e abusam da realidade aumentada, criando interações com seus avatares.
3. Starbucks
O Starbucks criou filtros de realidade aumentada no Instagram. Para liberar e interagir com esses filtros, o usuário precisa dos copos de edição especial de Natal, que podem comprados nas lojas Starbucks
Conclusão
A indústria do entretenimento é uma das indústrias consideradas eternas, assim como uma das mais antigas. Desde os tempos pré-históricos, ou seja, desde que a humanidade existe, ela se manteve viva.
Nos desenvolvemos enquanto seres humanos juntamente com o uso da tecnologia, e a partir disso a evolução do entretenimento também acontece de forma inerente, e por isso se torna cada vez mais sofisticada e impactante.
Isso porque obviamente estamos cada vez mais imersos em tecnologias e agora, vivendo o atual momento histórico de pandemia, muito mais.
E apesar de termos adiantado alguns anos nessa evolução, a verdade é que com ou sem a pandemia tanto a indústria do entretenimento quanto a de tecnologias, estarão sempre dispostas a criar experiências inesquecíveis e inovadoras para milhões de pessoas.
Experiências híbridas já são realidade, inclusive previstas para os próximos eventos aqui na Box Bold Xperiences. Você sabe o que são? Confira no artigo que produzimos para você clicando aqui. Boa leitura!