Box Bold Xperiences
6 min readMay 5, 2021

--

Produzir diferentes materiais e fornecer informações relevantes para um determinado público não é tão fácil quanto parece. O que muitos não sabem, é que além de muita criatividade, é preciso conhecer a fundo as melhores práticas que potencializam e dão eficiência nas ações. Você sabe quais são? Nós vamos te contar neste artigo.

Produção de Conteúdo: dicas para produzir conteúdos realmente relevantes

Estamos falando sobre a Produção de Conteúdo que, acompanhada de uma boa estratégia, alcança resultados satisfatórios de forma orgânica ou não.

Com a popularização do termo, assim como a sua importância para o crescimento de qualquer projeto ou negócio, a internet fala o tempo todo sobre isso e produz como nunca antes.

Na internet, com poucos cliques, qualquer busca dá acesso a incontáveis textos, materiais ou vídeos sobre diversos assuntos de diferentes setores. Porém, um bom Produtor de Conteúdo sabe que não basta apenas produzir, é preciso tornar o processo eficiente.

Para se tornar uma referência, seja qual for a área, por meio de conteúdos em diversos formatos, o importante é impactar o seu público, ensinar sobre algum assunto, solucionar problemas e dúvidas e como consequência, conquistar a confiança.

Um conteúdo não precisa necessariamente de mais de 500 palavras postadas diariamente, afinal, não é só de post blog que a sua produção vai se sustentar. Essa é só mais uma das muitas possibilidades de se produzir um conteúdo completo e gerar impacto eficiente.

No Marketing Digital, postagens em redes sociais ganham foco principal e prioritário. Redes sociais funcionam como uma vitrine principal de divulgação para as empresas, e quanto mais se produz, mais chances de mostrar propriedade naquela área.

Porém, para este foco é necessário a criação e desenvolvimento de uma linguagem própria além de chamadas que engajam, despertam curiosidade e incentivam a leitura assim como os comentários.

Pensando nisso, aqui vão 7 dicas para otimizar a sua produção de conteúdo e tornar realmente relevante:

1. Conheça o seu público

Pode parecer óbvio e é, porém só assim o seu público será definido em Personas garantindo que todos os conteúdos desenvolvidos estejam com interesses alinhados.

Conhecer exatamente quem é o seu público demanda tempo e muito aprendizado, afinal, será por meio do retorno na produção de conteúdo que você saberá exatamente como o seu público recebe o que você tem a dizer.

2. Fale a mesma língua

Ao conhecer o seu público você saberá o que falar e como se comunicar, passo muito importante para que a entrega da mensagem seja recebida com sucesso.

Válido para toda e qualquer empresa que deseja estreitar a relação com sua audiência, para cada empresa existe uma forma de abordagem do público, onde cada pessoa se interessa e identifica com um tipo de linguagem.

Ou seja, quando você compreende o seu público, também compreende a maneira que se comunicam para que seja feita a abordagem ideal.

3. Tenha uma comunicação clara e aberta

Fazendo perguntas, pedindo opiniões e escutando tudo que o seu público disser como retorno, e se ele não disser nada também. Como gerar esse diálogo com quem acompanha a sua página? Incite uma discussão.

Dessa forma, essa interação irá te orientar da melhor maneira a construir um bom relacionamento com a sua audiência, permitindo que novas ideias fluam para conteúdos que gerem ainda mais identificação.

4. Aposte em diferentes formatos

Como dissemos no início, não é só de blog post que a sua produção de conteúdo vai se sustentar, e nem mesmo somente de enquetes e postagens que ficam na mesmice.

Variar formatos e linhas editoriais, diversificando a mensagem a ser passada, o conteúdo impacta o seu público de diferentes formas, sem deixar que a audiência fique entediada. Vale tudo: imagens, ilustrações, vídeos, mensagens curtas ou longas.

Seja falando sobre assuntos mais densos ou leves, o importante é não deixar que a constância vire mais do mesmo. Por isso, criar também jogos e desafios que transformem o seu conteúdo em uma experiência pode ser uma ótima.

Entregando o que é divertido e oferecendo uma experiência que gera identificação e seja também engraçada influência para um ótimo grau de interação capaz de envolver todos de uma forma única. Já pensou nisso?

5. Seja humano

Ninguém quer interagir com robôs. Ao responder uma mensagem haja como uma pessoa e não apenas como um perfil empresarial.

Auxiliar o seu público é ser educado, cordial e amigável. Isso é otimizar a experiência com o público, além de garantir que a sua página seja bem vista pelos seus seguidores. É por isso que grandes empresas criam personagens para suas páginas e transformam as experiências de compra, como por exemplo a icônica Magazine Luiza com a personagem Magalu.

6. Defina bem o objetivo

Essa é uma das dicas mais importantes, cada conteúdo tem uma estratégia e deve ser executada de acordo com o objetivo estabelecido. Seja ele aumentar a visibilidade, melhorar a imagem ou aprimorar relacionamento, entre outros.

Conteúdo sem objetivo é mais do mesmo, pode se tornar chato com o passar do tempo ou massivo para quem acompanha. Uma estratégia de conteúdos diários deve ser bem estruturada para cada canal de comunicação.

Não é necessário estar presente a todo tempo em todas as redes sociais sem antes analisar e escolher onde vai atuar alguns itens dessas opções de canais.

Uma única equipe pequena não consegue dedicar tempo e eficiência para tantos canais de uma vez. A demanda precisa ser bem distribuída de forma que o trabalho fique consistente nos principais canais.

7. Planilha em dia

Por fim, e essencial, acompanhar as métricas é fundamental para o entendimento de todas essas etapas que falamos acima. A planilha está em dia?

O Marketing Digital passa por etapas e dentro delas as métricas estão presente em todas, inclusive na sustentação da sua produção de conteúdo para redes sociais.

São essas informações de comportamentos que geram insights poderosos revelando o que, quando, como e de que forma o seu conteúdo está chegando até a sua audiência.

A partir dessas percepções, é usar ao seu favor na hora de criar a estratégia de conteúdo e extrair informações que o seu próprio público irá te fornecer por meio delas. Essa é a estrutura ideal para a criação de todo e qualquer conteúdo que seja realmente eficiente.

A sua Persona é real

Depois de tantas dicas, é hora de colocar em prática, lembrando que cada processo demanda tempo e atenção, uma vez que não são apenas processos simples e rápidos.

Quem produz conteúdo sabe que na hora de colocar a mão na massa, por mais que seja difícil, é preciso se distanciar de alguns de nossos valores e gostos pessoais para se comunicar. Afinal, o que você gosta não é o mesmo que o seu público gosta.

Esse conhecimento precisa estar em todos os envolvidos na empresa de forma que, até mesmo os gestores e CEOs, saibam que opiniões pessoais não representam as da Persona. Para que os resultados sejam satisfatórios, é preciso distanciamento do que é pessoal para o que é estratégico e somente da Persona definida.

Redes Sociais foram feitas para que pessoas estreitem relações e promovam conversas. Pensando por esse lado, marcas não são parte desse plano, mas se tornaram com o passar do tempo.

Como falamos antes, ser humano é parte desse entendimento quando falamos enquanto marca. Presença é diferente de constância, uma presença forte gera identificação rápida e única a partir da constância estratégica e eficiente.

O mundo acontece a todo momento e situações atuais são ótimas oportunidades de criar conteúdos que geram engajamento com o público.

Fique sempre ligado ao que acontece no mundo e como a sua audiência está reagindo diante deste acontecimento, se te cabe, é hora de produzir! Se não, é melhor evitar e confiar no bom senso para aproveitar somente o que é parte da estratégia de conteúdo :)

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente nos comentários! Continue produzindo com responsabilidade e priorizando a sua saúde mental em Dicas de Gestão e Produtividade para Melhorar o seu Desempenho Profissional.

--

--

Box Bold Xperiences

10 ANOS produzindo eventos de alto nível e experiências únicas em BH. Se sua noite foi inesquecível, foi a gente que fez.