O que são “experiências híbridas”?

Box Bold Xperiences
2 min readNov 24, 2020

O que tem sido chamado de experiências híbridas são aquelas responsáveis por integrar o mundo físico e o digital. É algo que não é nem somente físico nem digital, mas sim, mescla as duas experiências e, é, portanto, híbrido.

O conceito de experiências híbridas não é exatamente novo, mas com a quarentena, muitas tendências comportamentais e evoluções tecnológicas acabaram acontecendo mais rápido do que se era esperado e a maior integração entre vida “real” e virtual foi uma delas. Enquanto não podíamos sair de casa e durante o lockdown, as festas virtuais, lives, jogos de simulação e experiências imersivas evoluíram muito, tanto enquanto tecnologias quanto no nosso conceito.

Na prática, essas experiências híbridas podem ser criadas com uma série de tecnologias:

  • Objetos com IoT (Internet of Things)
  • Tecnologia Wearable/Vestível
  • Realidade Virtual
  • Realidade Aumentada

Por que o “Híbrido” é o futuro da experiência?

Pesquisas apontam que:

  • 60% dos consumidores gostam de combinar compras físicas com compras online (Estudo MindTree)
  • 90% dos brasileiros pesquisam na internet antes de realizar compras físicas (SPC Brasil)
  • 63% dos brasileiros costumam ir a uma loja física antes de concluir uma compra na internet (SPC Brasil)

Entre cases bastante conhecidos do uso de tecnologias híbridas, está o Amazon Go. A loja da Amazon que possui unidades em Seattle e Chicago que não possui check-out ou caixas. Os clientes entram na loja, pegam os produtos que quiserem e o valor é automaticamente descontado de suas contas da Amazon digitalmente.

O Pier X, case brasileiro, é também um ambiente híbrido. O local, que abriga shows, workshops e outros eventos funciona inteiramente através de moedas digitais que, quando o cliente entra são transferidas para seu ‘wallet’ digital.

Outro exemplo é a GopTun, o coletivo de música eletrônica de São Paulo, que recriou a ambientação de suas festas para uma festa online completamente imersiva, durante os períodos mais rígidos da quarentena. Com um avatar, era possível interagir e andar pelos cenários criados enquanto se ouvia o show ao vivo dos DJ’s da festa.

Muitos outros exemplos podem ser citados em diversos segmentos, como: as guideshops da Amaro, marca de roupa nativa digital, mas que usa das guideshops presenciais para completar a experiência da venda; as lives de venda das gigantes do varejo como a Americanas. E muitas outras por aí.

Enquanto as experiências híbridas já conquistam o varejo a passos largos, elas são uma nova aposta para o marketing de experiência, eventos e ativações de marca, como uma forma de maximizar o potencial das experiências físicas através da integração com o digital e vice-versa!

Você já conhecia as experiências híbridas? Se sim, deixe aqui nos comentários outros exemplos e cases interessantes que você conheça! Não esqueça também de compartilhar esse conteúdo com alguém que precisa se inteirar dessa tendência.

--

--

Box Bold Xperiences

10 ANOS produzindo eventos de alto nível e experiências únicas em BH. Se sua noite foi inesquecível, foi a gente que fez.