Box Bold Xperiences
3 min readFeb 26, 2021

Experiência e engajamento entre marcas e consumidores é o foco de estratégia para os próximos anos. Neste artigo vamos falar sobre isso: era phygital e liberdade para consumidores. Confira:

PHYGITAL: o futuro das experiências de consumo no mercado.

Você provavelmente já fez compras por meio da internet adquirindo produtos e/ou serviços, certo? A partir disso, encomendas chegam até você após pagamento, ou em outros casos, a liberação para estar em uma sala de cinema, por exemplo, após comprar o ingresso de forma online.

O que muda na era phygital? O modelo phygital de consumo. Trata-se de uma nova experiência de consumo que dá poder de escolha para o consumidor optar por comprar ou engajar no meio físico e/ou online. Tornando assim, uma experiência única e mais completa.

Mas afinal, o que é phygital?

Phygital diz sobre experiência e engajamento na interseção de dois mundos: físico e digital. Dessa forma, esse conceito define a época em que vivemos criando um novo ecossistema entre marcas e consumidores.

Logo, esse fato modificou também a forma com que nos comunicamos e conectamos pessoas e empresas. Afinal, quanto mais opções de experiências de compra ou engajamento, mais fidelizado se torna o consumidor.

Além de muito explorada no varejo, o phygital já está inserido no nosso cotidiano em diferentes meios. E não estamos falando unicamente sobre smartphones, mas tecnologias como IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), Wearables, iBeacons,
QR code, Radiofrequência RFID, NFC (Near Field Communication) e Realidade Aumentada.

Grande parte desse crescimento é originário dos smartphones e tablets, responsáveis por gerarem uma infinidade de dados sobre histórico de compras e comportamento dos consumidores.

Todo esse tesouro de informações fez com que marcas aliassem esses dados aos dados de geolocalização integrando assim, à publicidade digital específica e personalizada para cada consumidor.

Phygital nos eventos

Já imaginou estar em um evento presencial e ao passar próximo de uma ativação de marca, ou até mesmo um bar, ser notificado com mensagens personalizadas?

Nesse contexto você receberá cardápio de comidas e bebidas, histórico de compras e preferências, podendo até mesmo efetuar o pagamento sem um caixa físico. Parece uma realidade distante, porém a interação com pessoas físicas em eventos presenciais por meio do ambiente digital já é presente.

É o caso da maior companhia de cruzeiros do mundo, Carnival Cruise Line. Através de um aplicativo chamado “Ocean Medallion”, acompanhou a circulação e deslocamento dos passageiros a bordo facilitando o consumo e fornecendo serviços como alimentos e bebidas de forma prática, personalizada e sem compromisso.

Dessa forma promoveu experiências de marca mais completas, aproximando a marca do seu consumidor, estimulando vendas e ampliando os pontos de relacionamentos durante todos os dias de evento.

Marketing Phygital nos eventos

Antes do evento, campanhas digitais começam a serem colocadas em prática de forma que o consumidor seja estimulado a imergir no evento antecipadamente, até a sua chegada.

Essa aproximação do evento com o participante acontece virtualmente, seja por redes sociais ou por meio de aplicativos que oferecem uma gama de funcionalidades. Tais como escaneamento de crachás, ou pulseiras e dessa forma, é possível coletar dados de comportamentos do seu cliente durante o evento.

Com tantas informações cada vez mais detalhadas, promover uma experiência completa facilitando a vida do consumidor no mundo físico por meio do digital é a chave para que o engajamento e conforto aconteçam de forma ágil e espontânea.

No setor de eventos essa realidade ainda caminha a passos curtos, principalmente com a paralização das atividades devido à pandemia. Porém esse amadurecimento já está acontecendo, e o phygital que chegou há pouco tempo, vai ficar.

Barreiras do mundo real com o digital estão se aproximando do fim e nós estamos preparades para promover Bold Xperiences phygitais na volta dos eventos presenciais. O futuro dos eventos já não é mesmo, e falamos sobre isso no artigo “O que são experiências híbridas?” e você confere clicando aqui.

Box Bold Xperiences

10 ANOS produzindo eventos de alto nível e experiências únicas em BH. Se sua noite foi inesquecível, foi a gente que fez.